Saiba tudo sobre o pH da pele e como os tônicos funcionam nesse processo

06/11/2015

O tônico facial não tem como papel principal limpar a epiderme, mas ele é etapa fundamental para complementar higienização    

Essencial para complementar a higienização da pele, a função principal do tônico facial é equilibrar o pH (sigla para Potencial Hidrogeniônico – índice que indica acidez na epiderme), melhorando o sistema de proteção. “O tônico é uma solução cosmética que traz muito mais benefícios do que se possa imaginar. O seu uso é fundamental para o equilíbrio do pH da pele. Ao contrário do que muitos pensam e até pregam por aí, a função do tônico não é de limpar a pele e sim complementar essa etapa, normalizando o seu pH”, afirma Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de pesquisa e desenvolvimento de produtos na Buona Vita.

“Dessa forma, é indispensável a utilização do tônico para equilibrar o pH, pois a ação de agentes externos como maquiagens, demaquilantes e ácidos queratolíticos, entre outros, e a própria combinação água e sabonete, provocam a alteração do pH e, conforme o caso, também a retirada da proteção do manto hidrolipídico da superfície do tecido”, destaca Isabel.  Na prática, os tônicos são ainda responsáveis por preparar a pele para a etapa cosmética seguinte, seja o creme de tratamento usado no dia a dia, seja o protocolo estético profissional, pois o equilíbrio do pH vai auxiliar na melhor absorção dos ativos cosméticos que serão aplicados na sequência.

Isabel explica que a própria oleosidade e até mesmo a idade cronológica também são fatores que ajudam a determinar o pH. “Com o envelhecimento, vem também a tendência a um pH cada vez mais neutro, o que deixa a pele mais propensa à ação de agentes patogênicos e surgimento de rugas, flacidez e manchas. Além disso, deve-se evitar o uso de cosméticos com fragrâncias, corantes e outras substâncias com potencial irritante, pois também podem ter influência na característica do pH”.

Tipos de pH
“O manto hidrolipídico da pele, formado por água, sal e gordura, bem como a manutenção de suas características e a função de proteção que exerce, estão diretamente relacionados ao equilíbrio fisiológico e do pH, que pode ser ácido, neutro ou alcalino. O pH é medido em uma escala que vai de 0 a 14”, afirma. Isabel menciona que uma pele considerada “saudável” deve estar entre 4,5 e 6,0, pois neste cenário, ela está também está mais protegida contra micro-organismos, como germes, fungos, bactérias e poluição.

“Já o oposto, ou seja, a desestabilização do pH, pode levar a alterações inestéticas que vão de acne a sinais de envelhecimento, como rugas, e também à sensibilidade cutânea excessiva. Se o pH for inferior a esses números, caracteriza-se pela acidez, geralmente encontrado em peles secas e, acima, o pH é alcalino, comum em peles oleosas”, completa. Confira abaixo os tipos de pH e suas características na pele:

pH ácido – Peles secas: Apresentam-se finas, sensíveis e opacas, com poros pouco visíveis e tendência a rugas finas e fácil descamação.
pH neutro – Peles normais: Geralmente de aspecto liso, macio e com poros pouco visíveis.
pH alcalino – Peles oleosas: Têm como características brilho intenso, aspereza, poucas rugas, poros dilatados e comumente apresentam comedões e acne.

Aplicação adequada do tônico
Isabel destaca que a aplicação do tônico deve ser feita sobre a pele seca, diretamente com as mãos, em movimentos suaves de deslizamento ou leve batidinhas (tamborilamento), ou mesmo, pode ser utilizado um algodão na aplicação. “Nos cuidados home care, deve ser aplicado após limpar o rosto e, nos atendimentos profissionais, deve ser observada a ordem de aplicação dos demais cosméticos, conforme tratamento em questão, mas sempre utilizando o tônico em seguida à etapa de higienização da pele”.

A especialista alerta para a importância da utilização de produtos da mesma marca em todo o protocolo ou etapa de cuidados. “O resultados são complementares e, portanto, mais seguros e eficazes. Aos profissionais de saúde estética cabe ainda o papel de indicar aos seus clientes qual o melhor tônico para seu tipo de pele, bem como a orientação para correto uso do cosmético”, afirma.

“A própria escolha do tônico deve ser feita com base em sua composição, pois a sinergia de ativos da formulação será responsável por sua propriedade refrescante, hidratante, calmante, antisséptica ou adstringente, respeitando as características de cada pele e propiciando melhoria global de seu aspecto”.

Conheça algumas opções da Buona Vita:
Loção Tônica 140ml
Loção Hidrotônica 140ml 
– Loção Normalizadora 140ml – home care / 500ml profissional
– Loção Equilibri Skin (peles sensíveis) 50ml – home care / 150ml – profissional
Vita D Balance Supreme (peles maduras) 140ml

Jornalista responsável: Letícia Veloso (MTB-SP 55.294) | Assessora de imprensa
leticia.veloso@holdingcomunicacoes.com.br | Cel: (11) 96825-9811 | Tels. 11-2061-7919/2061-5709
Holding Comunicações
Rua do Oratório, 1606 – cj. 603 – CEP 03116-000 – São Paulo – SP
www.holdingcomunicacoes.com.br

Escrever Comentário